Nossa História

Seu nome tem várias justificativas, como a semelhança com o canto de um pássaro (iapi, iapi), e o significado da palavra tupi-guarani iapy (nascente de rios). A riqueza hídrica da Serra, mereceu a denominação de “castelo de águas” por parte de naturalistas europeus, segundo o Professor Aziz Nacib Ab’Saber. Este foi um dos aspectos considerados no processo de tombamento da Serra do Japi pelo CONDEPHAAT, além da existência de um mosaico de ecossistemas representativos em termos de flora e fauna, capaz de funcionar como espaço serrano regulador para a manutenção da qualidade de vida.

Localização

mapa.jpg

A Serra do Japi é uma pequena cadeia montanhosa localizada no sudeste do estado de São Paulo. Com seus 354 quilômetros quadrados de área, cujo ponto culminante atinge 1.260 metros de altitude, A Serra do Japi faz divisa com quatro municípios: Jundiaí, Pirapora do Bom Jesus, Cajamar e Cabreúva, e apresenta uma grande diversidade de espécies.

Logotipo.png

É a única floresta tropical em solo de quartzito do mundo (uma das rochas mais duras existentes no planeta). É um raro remanescente de Mata Atlântica no interior do estado de São Paulo. A riqueza de sua biodiversidade está diretamente relacionada ao fato de que a Serra do Japi se localiza em uma região ecotonal, ou seja, uma região de encontro de dois tipos de florestas: a Mata Atlântica característica da Serra do Mar e a Mata Atlântica do interior paulista.