• institutojapi

03 de junho - Dia Nacional da Educação Ambiental



Com todas as degradações que o meio ambiente vem sofrendo, nunca o tópico “Educação Ambiental” foi tão importante. Pautada na interdisciplinaridade, a Educação Ambiental (E.A) é a área do ensino que busca a conscientização de indivíduos acerca dos problemas ambientais e a transmissão de conhecimento sobre maneiras para minimizar os efeitos negativos da ação humana. Atualmente, possui três principais perspectivas: a conservadora, a pragmática e a crítica.


A vertente conservadora é voltada principalmente para a sensibilização ambiental, que ocorre por meio da transmissão de conhecimento que, feito de forma correta, fará com que o indivíduo e a sociedade mudem seu comportamento. Ela se apoia na ideia antropocêntrica de que ser humano e natureza são separados e portanto, o primeiro exerce uma relação de dominância sobre a segunda.


Já a pragmática, ramo derivado da conservadora, ainda enxerga a natureza como algo separado, uma coleção de recursos naturais que estão à disposição, mas que devem ser exploradas de forma sustentável. A ideia principal é corrigir as imperfeições do sistema atual e diminuir questões como obsolescência programada e lixo.


Por fim, a perspectiva crítica foca na demonstração da complexidade do mundo atual e insere o ser humano como parte da natureza, fomentando sempre o desenvolvimento do senso crítico e gerando debates sobre os diversos assuntos.

Independente da vertente seguida, a atual crise ambiental que enfrentamos nos mostra que a natureza não está em desarmonia, mas sim a sociedade. A importância da Educação Ambiental está na influência que exerce sobre o comportamento do indivíduo em relação à natureza e é uma ferramenta fundamental para alcançarmos um futuro mais sustentável e harmônico com o meio ambiente.


Arte: Flávia de Camargo M. Gomor; Texto: Flávia de Camargo M. Gomor;

Laura Barbon de Abreu. Laura Barbon de Abreu.

Referências:


COSTA, Daniana de; PONTAROLO, Edilson. Aspectos da educação ambiental crítica no ensino fundamental por meio de atividades de modelagem matemática. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, Brasília, v. 100, n. 254, p. 149-168, abr. 2019. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbeped/a/mQVQp8thpJMdy9qkjZxVbTD/?lang=pt&format=pdf. Acesso em: 03 jun. 2021.


Da Silva, D. (2012). A importância da educação ambiental para a sustentabilidade. Trabalho de Conclusão. Faculdade estadual de educação, ciências e letras de Paranavaí, Brasil. Recuperado el, 7.


PINHEIRO, Alexsandra Alves de Sousa; OLIVEIRA NETO, Benjamin Machado de; MACIEL, Nara Maria Tavares Câmara; A importância da educação ambiental para o aprimoramento profissional, docente e humano. Ensino em Perspectivas, Fortaleza, v. 2, n. 1, 2021.


16 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo