• institutojapi

03 de setembro - Dia do Biólogo

Você sabe porque comemoramos o dia do biólogo nesta data? Apesar de antiga, a profissão “Biólogo” foi regulamentada somente dia 03 de setembro de 1979! Antes disso, os biólogos eram popularmente conhecidos como naturalistas ou historiadores naturais. Mas afinal o que significa ser biólogo?

O biólogo é um profissional indispensável para a sociedade, uma vez que seu trabalho tem impacto direto nos setores econômicos, ambientais e educacionais, sendo muitas vezes responsável por formar pensadores críticos e guiar o desenvolvimento da ciência no país. Por causa de sua formação multidisciplinar, o biólogo pode atuar em diversas áreas relacionadas ao estudo da vida, dentre elas: meio ambiente e diversidade, saúde, biotecnologia e produção, sendo essas, suas três maiores áreas de atuação. Por isso, o símbolo que representa a profissão traz conceitos que envolvem o cotidiano do biólogo, como o círculo, que representa a união e os ciclos da natureza, daquilo que começa e acaba em si mesmo. A estrutura do DNA, um elemento sempre presente no cotidiano do profissional da área de biologia e a base de sua estrutura, forma um espermatozóide, que fecundando o óvulo (círculo azul) dá origem a uma nova vida, com toda sua complexidade. Complexidade essa, visível nas mais de 80 áreas que o biólogo pode atuar, no âmbito da pesquisa e/ou ensino, segundo o CRBio (Conselho Regional de Biologia),.

Devido a necessidade constante de se reinventar e com o avanço gradativo das redes sociais, o biólogo ganhou mais uma função nos últimos tempos, o de divulgador científico, transmissor das mais variadas informações de cunho científico para os mais variados públicos. Esta tarefa é um verdadeiro desafio, pois os profissionais precisaram revolucionar o modo como a ciência é escrita e adaptá-la ao mundo pós-moderno, onde as informações precisam ser transmitidas de maneira rápida e fácil para o público leigo. Com a divulgação científica é possível fomentar a discussão sobre as limitações políticas, econômicas e sociais das ciências, conceitos que, infelizmente, ainda se apresentam praticamente ausentes na maior parte dos textos escolares.

Durante a pandemia, também ficou evidente o papel do biólogo na área da saúde. Devido ao seu domínio científico e habilidades específicas, o biólogo pode ocupar diferentes nichos nessa área, como por exemplo, a saúde coletiva, parasitologia e imunologia. Pesquisas realizadas por biólogos têm auxiliado no entendimento do COVID-19 e contribuído com a criação de métodos preventivos, seja através de vacinas, protocolos e estudos avaliativos como a eficácia do lockdown.

Como vocês puderam perceber, ser biólogo requer muito empenho, dedicação e constante formação, visto que as dinâmicas sociais e do nosso planeta estão em constante mudança. O Instituto Japi deseja a todos os profissionais muita força e sorte em suas respectivas trajetórias.


REFERÊNCIAS

A necessidade do Biólogo para a sociedade. CRBio 3º Região. Disponível em:<https://www.crbio03.gov.br/index.php/institucional/noticias/1473-a-necessidade-do-biologo-para-a-sociedade> Acesso em: 27 ago 2021.

Atividades e Áreas de atuação do Biólogo. CRBio 6º Região. Disponível em:<https://www.crbio06.gov.br/index.php/o-biologo/atividades-e-areas-de-atuacao>. Acesso em: 27 de agosto de 2021.

BERTOLLI FILHO, C. A divulgação científica na mídia impressa: as ciências biológicas em foco. Departamento de Ciências Humanas da FAAC/UNESP Av. Eng. Luiz Edmundo C. Coube, 14-01 Bauru, SP 17.033-360. 2008. Acesso em: 27 de agosto de 2021. Disponível em: <https://www.scielo.br/j/ciedu/a/nQ6Kf79hRC4cchLFCw8bQ4R/?lang=pt>.

LINARDI, P.M. Os desafios e perspectivas do biólogo. Disponível em: <https://www.ufmg.br/boletim/bol1960/2.shtml> Acesso em: 27 ago. 2021.

MELO, L. L. P.; CARVALHO, A. V.; GUIMARÃES, A. P. M..A interdisciplinaridade da profissão biólogo. Entrepreneurship, v.1, n.1, p.28-33, 2017.

Santos Francisco, Bruno et al. (2021). SOCIAL ISOLATION MEASURES CAUSE REDUCTION IN THE CONTAMINATION AND DEATHS BY COVID-19? THE CASE OF THE MUNICIPALITY OF ARARAQUARA, SP, BRAZIL. Interfaces Científicas - Saúde E Ambiente, 8(3), 233–249.

Símbolos do biólogo. CRBio 4º Região. Disponível em: <https://crbio04.gov.br/biologo/simbolos-do-biologo/>. Acesso em: 27 de agosto de 2021.

41 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo