Buscar

22/05 - Dia Mundial da Biodiversidade


Dia Mundial da Biodiversidade


O planeta Terra está repleto de vida, seja na imensidão dos oceanos, nas grandezas dos desertos ou na vastidão dos diferentes tipos de biomas que temos em toda a extensão dos continentes.

E a biodiversidade, como o próprio nome sugere “bio” que significa vida e “diversidade” que significa variedade, é a diversidade de vida existente em um determinado espaço geográfico, englobando os ecossistemas, os animais, os vegetais e até os serezinhos microscópicos (bactérias e protozoários) encontrados em todo o nosso globo terrestre.

Para facilitar ainda mais o entendimento, é possível dividi-la em três níveis biológicos:

● Diversidade de espécies: aqui será considerado uma área delimitada e todas as espécies que estiverem dentro dela farão parte da diversidade biológica desta região.

● Diversidade genética: como o próprio nome já diz, é a variedade de genes entre as populações da mesma espécie;

● Diversidade ecológica: neste, é englobado todos os ecossistemas existentes;


Dividido assim fica mais fácil de compreender, correto?

Entretanto, temos que entender e ter uma visão geral referente a biodiversidade. A sua existência consiste na interação e flutuação de forma dinâmica dos seres vivos dentro destes três níveis.


Agora pensando em nível Brasil, o nosso país, é riquíssimo de biodiversidade tanto de fauna quanto de flora, e como citado por Jorge Ben Jor em sua canção País Tropical:


Moro num país tropical, abençoado por Deus e bonito por natureza

(mas que beleza)”


Com números coletados através dos dados apontados pelo IBGE, conseguimos transformar essa riqueza em algo mais palpável.

Possuímos no território brasileiro, 6 biomas distintos, neles temos um montante superior a 46.000 espécies de flora, até aí, já era esperado, né?!

Agora todo esse espaço é preenchido por uma quantidade enorme de animais, sendo que somente no nosso país temos 10% dos insetos do mundo todo! Este número volta a impressionar quando sabemos que a maior diversidade de peixes e anfíbios também se encontram em terras brasileiras, sem falar em cerca de 2000 espécies para aves e para mamíferos mais de 720 espécies.

Que sorte a nossa, termos tanta natureza disponível para admirarmos, não é mesmo?!

Seria muita utopia imaginar que tudo isso está em uma situação favorável, pois sabemos que todas as ações que atuam negativamente na biodiversidade tratam-se de atividades antropogênicas. Em 2019, na Plataforma Intergovernamental de política científica sobre Biodiversidade e Serviços Ecossistêmicos (IPBES) da UNESCO, foi elaborado um relatório de avaliação Global sobre a biodiversidade e serviços ecossistêmicos onde aponta que os principais impactos ambientais que ameaçam a biodiversidade são: mudanças climáticas, introdução de espécies invasoras e exóticas (aquelas que não pertencem a uma região), excesso de exploração dos recursos naturais, poluição e a urbanização.

Somos acometidos por sentimentos de tristeza e angústia ao imaginarmos que toda essa riqueza mundial está em perigo constante.

Não esqueçamos que nós, quanto espécie, também fazemos parte de um ecossistema e pertencemos a biodiversidade mundial e a quebra do equilíbrio trouxe (olha aí a pandemia do covid19) e trará diversos impactos para a nossa vida. Ainda não está tarde para que, todos juntos, tenhamos gestões sustentáveis visando reverter este declínio e nos reconstruímos melhores!

“Onde a chuva caía quase todo o dia, já não chove nada; O Sol abrasador rachando o leito dos rios secos, sem um pingo d'água; Quanto ao futuro inseguro, será assim de norte a sul; A Terra nua, semelhante à Lua, que será desse planeta azul?” (Planeta Azul - Chitãozinho & Xororó)

Com o intuito de estimular a discussão e a reflexão para mitigar as causas desses impactos, houve a nomeação da data 22 de maio, para o dia mundial da Biodiversidade como forma de homenagear a finalização do texto da Convenção da Diversidade Biológica (CDB), buscando a conscientização sobre os 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), tendo como meta até 2030, implementar ações que contribuam em âmbito mundial para a preservação da biodiversidade.

Intitulado no CDB o slogan “Construindo um futuro compartilhado para todas as vidas” para o dia da Biodiversidade em 2022, vem para motivar e incentivar o mundo a adotar ações em prol da biodiversidade para a próxima Conferência de Biodiversidade da ONU (COP15);

Você, como nós, agora deve estar se perguntando, “o que eu posso fazer?”

Como inspiração ao dia 22, neste link encontrará 22 ideias e sugestões super acessíveis para todos realizarem e convidarem o seu círculo de convívio para aderir, disseminando para o maior número de pessoas possíveis.

E vocês, topam participar também?!


Texto: Aline Freiria dos Reis;

Pesquisa: Amanda Oliveira; Daffiny Kapitanovas;

Texto Instagram: Amanda Oliveira.

Arte: Aline Freiria dos Reis.

Referências

22 de maio, Dia Internacional da Biodiversidade 2020. Disponível em: <https://www.bn.gov.br/acontece/noticias/2020/05/22-maio-dia-internacional-biodiversidade> Acesso em: 11/05/2022

Dia Internacional da Biodiversidade e o Cenário Brasileiro 2021. Disponivel em: <https://sp.unifesp.br/epm/noticias/dia-internacional-da-biodiversidade-momento-de-refletir-sobre-a-nossa-existencia> Acesso em: 11/05/2022

Santos, A,P dos; Nascimento, L,A do; Camargo, G,H de, Motokane, M,T Educação, biodiversidade e valores: uma análise integrada 2021. Disponivel em: <https://www.editorarealize.com.br/editora/anais/enpec/2021/TRABALHO_COMPLETO_EV155_MD1_SA108_ID205_02082021131225.pdf> Acesso em: 12/05/2022

UNESCO. Internation Day For Biological Diversity. Disponivel em: <https://en.unesco.org/commemorations/biodiversityday>. Acesso em 14 de maio de 2022.

Dia Internacional da Biodiversidade e o Cenário Brasileiro 2021. Disponivel em: <https://sp.unifesp.br/epm/noticias/dia-internacional-da-biodiversidade-momento-de-refletir-sobre-a-nossa-existencia> Acesso em: 11/05/2022

CDB. 22 Actions for Biodiversity. https://www.cbd.int/biodiversity-day/activities/22. Acesso em 14 de maio de 2022.

CDB. Internacional Day for Biological Diversity. Disponível em: <https://www.cbd.int/bio

diversity-day.>. Acesso em 14 de maio de 2022.

CEBDS. Você sabe como surgiu do Dia Internacional da Biodiversidade? Disponível em: <https://cebds.org/voce-sabe-como-surgiu-o-dia-internacional-da-biodiversidade/#.Yn_vJ3XMLrc. Acesso em 14 de maio de 2022.

28 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo