top of page
Buscar

Cegueira Botânica


Você já ouviu falar do termo “cegueira botânica”? Proposto em 1999 por James Wandersee e Elisabeth Schussler a cegueira botânica diz respeito a falta de percepção e negligência que nós temos com as plantas ao nosso redor. Esse conceito possui três pilares principais: nossa incapacidade de perceber a importância das plantas, tanto no nosso cotidiano quanto para a biosfera num geral; a dificuldade na identificação das mesmas e a ideia de que o reino animal é mais importante e/ou superior ao reino vegetal.

O conhecimento que temos acerca das plantas tem nos beneficiado desde os primórdios, nos proporcionando alimentação, utensílios, fármacos e noções sobre a ecologia do nosso planeta. Contudo, a urbanização e industrialização vem nos distanciando cada vez mais da natureza, nos fazendo focar apenas no produto final na prateleira, sem levar em consideração a origem daquele alimento.

Na prática, nossa cegueira botânica afeta consideravelmente as espécies de plantas. Uma vez que nossa capacidade de respeito e proteção são reduzidas, os recursos e projetos que visam a conservação desses seres vivos é precária e acarreta em déficits no cuidado e restauração dos ecossistemas. Para nós, as consequências também são catastróficas, visto que os vegetais são a base da cad