• institutojapi

Dia de Proteção às Florestas

Você sabe o que é uma floresta? De forma geral, a palavra floresta define um local no qual há a predominância de árvores cujas copas se unem formando um contínuo que chamamos de dossel. Parece simples, né? Contudo, no meio acadêmico/científico e para fins legais, o significado de floresta varia de acordo com os objetivos de cada instituição que a define. Por exemplo, a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) considera a floresta como uma área de mais de meio hectare com árvores que tenham mais de 5 metros de altura e dossel superior a 10%, eliminando completamente as áreas com predominância de agricultura e cidades. Já a UNFCC (Convenção Quadro das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas) aborda o tema floresta sob a ótica das mudanças climáticas e inclui também locais que fazem parte de áreas florestais mas que atualmente se encontram desflorestados pela ação humana.

Devido a complexidade da paisagem e uso do solo do país, o Serviço Florestal Brasileiro tem utilizado como base, a definição de floresta proposta pela FAO, permitindo assim que biomas como Cerrado e Caatinga possam ser considerados tipologias florestais e consequentemente possam ser englobadas nas mesmas leis, permitindo a utilização de recursos madeireiros e o extrativismo de sementes, frutos e produtos considerados medicinais. Segundo o IBGE, podemos considerar como floresta as seguintes categorias de vegetação: Floresta Ombrófila Densa; Floresta Ombrófila Aberta; Floresta Ombrófila Mista; Floresta Estacional Semidecidual; Floresta Estacional Decidual; Campinarana (florestada e arborizada); Savana (florestada e arborizada) - Cerradão e Campo-Cerrado; Savana Estépica (florestada e arborizada) - Caatinga arbórea; Estepe (arborizada); Vegetação com influência marinha, fluviomarinha, fluvial e ou lacustre (arbóreas) - Restinga, Manguezal e Palmeiral; Vegetação remanescente em contatos em que pelo menos uma formação seja florestal; Vegetação secundária em áreas florestais; Reflorestamento. As principais diferenças entre as categorias listadas acima residem nos regimes de chuva, temperatura e composição arbórea.

Mas por que proteger as florestas? É fundamental termos em mente que as florestas contribuem para a manutenção do planeta, sua biodiversidade e, consequentemente, nossa sobrevivência. Essa manutenção ocorre principalmente por meio dos serviços ecossistêmicos, que são benefícios que recebemos do meio ambiente. Só a região amazônica concentra 20% de toda a água doce do mundo e a transpiração de suas árvores é responsável pelos “rios voadores” que transportam umidade e abastecem, por meio das chuvas, grande parte do Brasil e da América do Sul. Nas florestas também é possível encontrar diferentes substâncias que podem ser usadas para controle de pragas ou produção de fármacos, por causa de suas propriedades medicinais. Outro serviço importantíssimo é a captação de carbono, que utilizado pelas plantas no processo de fotossíntese é retirado do ambiente e armazenado nos tecidos vegetais. A Amazônia tem estocado o equivalente a 10 anos de emissões globais de carbono, sendo uma potente aliada contra o efeito estufa e o aquecimento global.

Gostou de saber sobre o assunto? Pois saiba que, mesmo morando na cidade, é possível auxiliar na proteção das florestas! A ciência, a educação e a conscientização são o caminho para a nossa salvação.


REFERÊNCIAS

AZEVEDO, Cláudia; MAZER, Simone. A importância das florestas em pé. IPAM Amazônia, 2001. Disponível em: https://ipam.org.br/cartilhas-ipam/a-importancia-das-florestas-em-pe/. Acesso em 14 de jul. 2021.

BARROSO, Roberto Luís; MELLO, Perrone Campos Patrícia. Como salvar a Amazônia: Por que a floresta de pé vale mais do que derrubada.

Revista de Direito da Cidade. vol. 12, nº 2. 2020.

VICENTE, João Paulo (2017). Como os rios voadores da Amazônia levam água para o resto do Brasil. Disponível em: https://www.nationalgeographicbrasil.com/ciencia/2021/03/posso-explicar-rios-voadores-da-amazonia-brasil-deserto. Acesso em: 15 de jul. 2021.

Sistema Nacional de Informações Florestais. Tipologias Florestais. Disponível em: https://snif.florestal.gov.br/pt-br/florestas-e-recursos-florestais/168-tipologias-florestais. Acesso em: 15 jul. 2021.

Sistema Nacional de Informações Florestais. Definição de Floresta. Disponível em: https://snif.florestal.gov.br/pt-br/florestas-e-recursos-florestais/167-definicao-de-floresta. Acesso em: 15 jul. 2021.

9 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo