• institutojapi

Dia Mundial da Limpeza 2021



A água é um dos elementos mais importantes para a vida na Terra e é utilizada por nós de diferentes formas, como para a geração de energia, alimentação, hidratação e higiene pessoal, e por isso, faz-se necessário o tratamento e uso racional de tal recurso. Apesar de cerca de 1,5 milhões de pessoas morrerem anualmente por falta de água, nós continuamos a menosprezar tal recurso, poluindo e descartando lixo irregularmente. Tal poluição, eventualmente, acaba atingindo os mares.

Sabemos que os ambientes costeiros estão em perigo por causa do lixo e que essa situação é resultado de questões econômicas, sociais, políticas e até mesmo culturais. Porém, a forma como enxergamos o mar e a praia e o que fazemos no nosso dia a dia para mudar essa situação faz toda a diferença! Saiba o que tem sido feito até agora para remediar o problema do acúmulo de lixo nos ambientes costeiros.

As atividades turísticas nessas regiões geram diversos impactos negativos, mas também podem ser uma oportunidade de conscientizar um maior número de pessoas sobre o problema do lixo nos oceanos. Referência internacional, Honolulu (Havaí) possui uma estratégia própria no combate aos resíduos sólidos em suas praias, cujo os objetivos são: reduzir a quantidade de lixo produzido e diminuir o impacto destes detritos tanto em ambiente marinho como costeiro. Algumas ações para atingir tais objetivos são a proibição de sacolas plásticas na praia e mutirões de limpeza da orla.

Criado em 1986 pelo Ocean Conservancy, O Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias é um mutirão que acontece sempre no terceiro sábado de setembro e tem como principal foco não só limpar as praias mas também gerar pensamento crítico e levantar questões sobre o descarte correto de resíduos e o uso de recursos naturais. No Brasil, o evento é organizado pelo Instituto de Pesquisa Cananéia (IPeC) desde 1997. Nosso Plano Nacional de Combate ao Lixo do Mar, lançado em 2019, também conta com mutirões e ações de educação ambiental para prevenir o lixo nos oceanos.

Nosso país também participa do programa Clean Seas, no qual diversas empresas, governos, ONGs e pesquisadores procuram, entre outras coisas, mudar o comportamento do consumidor, buscar e implantar novas tecnologias e planos que auxiliem na limpeza dos oceanos. O programa também incentiva que empresas reduzam a produção e utilização de embalagens plásticas em seus produtos. Atualmente essa é a maior aliança mundial ao combate da poluição marinha, contando com 65 países e abrangendo 60% dos litorais do mundo.

Mas não são só instituições e ONGs que podem combater esse problema. Nós, como turistas e cidadãos devemos sempre repensar nossas atitudes e a forma como utilizamos os recursos disponíveis no planeta. Por isso, quando estiver em alguma praia, atente-se às dicas a seguir: Descarte seu lixo em local adequado; utilize canudos e sacolas retornáveis, evitando, sempre que possível, objetos descartáveis; procure separar seus resíduos em reciclável e orgânico para posterior descarte e, sempre que possível, recolha o lixo que encontrar na orla.


Arte: Flávia de Camargo M. Gomor; Texto: Daniela Brustolin;

Flávia de Camargo M. Gomor


Pesquisa: Aline Freiria dos Reis Texto Instagram: Aline Freiria dos Reis

Giovana Guimarães;

Thayla Borges


REFERÊNCIAS


GRECHINSKI, Paula Turra; GOVEIA, Elieti Fátima. Turismo em Ambientes Costeiros e o Combate ao Lixo no Mar. Turismo e Sociedade, [S.L.], v. 14, n. 1, p. 22-40. 2021. Disponível em: https://revistas.ufpr.br/turismo/article/view/77653/43809. Acesso em: 14 set. 2021.


IAHN, Vitor. Dia Mundial pela Limpeza da Água. Instituto Parque das Nascentes - IPAN. 2017. Disponível em: https://institutoparquedasnascentes.wordpress.com/2017/09/19/dia-mundial-pela-limpeza-da-agua/. Acesso em: 14 set. 2021.

Instituto Tartarugas do Delta. Dia Mundial da Limpeza de Praias e Rios. 2020. Disponível em: https://www.institutotartarugasdodelta.org/post/dia-mundial-da-limpeza-de-praias-e-rios. Acesso em: 13 set. 2021.


XAVIER, Danielly. Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias 2020. Instituto de Pesquisa Cananéia. 2020. Disponível em: https://ipecpesquisas.org.br/dia-mundial-de-limpeza-de-rios-e-praias-2020/. Acesso em: 14 set. 2021.


13 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo