• institutojapi

O saber popular X O saber científico

O conhecimento popular é também conhecido por senso comum, é um conhecimento a base de várias pessoas que se interagem entre si, baseado nas experiências dessas pessoas e não tem nenhuma comprovação científica.

Os mitos e lendas surgem desses conhecimentos populares, são informações que passam de pessoa para pessoa e no final acabam aumentando a informação e depois não sabem nem como a historia chegou à situação atual, assim esse conhecimento não tem uma comprovação de veracidade, e somente o conhecimento de pessoas que participaram desse acontecimento.

O conhecimento mítico desenvolve explicação a fim de compreender acontecimentos que não foram estudados e nem realizadas atividades científicas, mito é designado como uma fantasia que explica a origem de tudo e que é relevante para a vida humana e podem ser compreendidos como uma ficção, o mito hoje pode ser sinônimo de falsidade ou mentira.

O conhecimento popular é intuitivo, espontâneo, porém não é estudado nem analisado ou comprovado, a partir disso abre-se uma porta para o questionamento e busca de uma resposta, através de hipóteses e experiência que comprove ou esclareça ou não a ideia da teoria.

Já o conhecimento científico caracteriza-se por ser real verificável e aproximadamente exato, se difere dos demais, no que se refere à presença de uma metodologia e visão crítica, e não em relação propriamente ao seu conteúdo.

O conhecimento no geral é de muita importância ao ser humano, pois não cabe qualquer tipo de impedimento em seus usos, ambos se ajudam, se complementam, reconhece seus limites e suas contribuições para o homem.



Figura 1. A diferença entre o conhecimento empírico, o científico, o filosófico e o teológico.

Arte: Natália L. A. de Souza Texto: Daniela Brustolin;

Karina Ferraz;

Poliana Reis.


Referências:


VIEIRA, Fabiana Paula. Aspectos do conhecimento científico e seu desenvolvimento na enfermagem. Rev. Latino-Am. Enfermagem, Ribeirão Preto, v. 7, n. 5, p. 137-138, Dec. 1999.


Figura 1:

DIANA, J. Diferença. Conhecimento empírico, científico, filosófico e teológico. Disponível em: <https://www.diferenca.com/conhecimento-empirico-cientifico-filosofico-e-teologico/> (acesso em 23 de abril de 2021).


43 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo