• institutojapi

Por que estudar Ciências Biológicas?



Ciências Biológicas é uma área do conhecimento que se pauta no estudo dos diversos tipos de vida: seres humanos, todos os outros animais, plantas, fungos, bactérias, vírus e por aí vai. O campo de atuação do biólogo ou da bióloga é muito vasto, podendo ir desde a escala microscópica, como a pesquisa em células-tronco, até a escala macroscópica, como a educação ou o trabalho ambiental de conservação e preservação da natureza.

O curso de ciências biológicas possui duas modalidades: bacharelado e licenciatura. A principal diferença está no campo de atuação, embora existam diversas áreas em que ambos Bacharel e Licenciado podem trabalhar. A licenciatura forma profissionais aptos à docência em Ciências ou Biologia nos ensinos fundamental e médio, assim como foca na pesquisa científica que relaciona biologia e educação. A modalidade de bacharelado promove uma formação mais voltada para as diversas áreas da pesquisa e produção de conhecimento, e também para atividades de preservação, manejo sustentável de ecossistemas e saneamento, por exemplo.

O profissional de Ciências Biológicas é fundamental em diversos processos que acontecem para o bem-estar da sociedade e para a manutenção de seus hábitos. Como exemplo disso, temos a descoberta de aplicações na Medicina, a produção de medicamentos, bebidas e alimentos na indústria, a gestão do ambiente natural que nos provê os serviços ecossistêmicos, entre muitos outros. Porém, para respondermos realmente à pergunta do título, temos que conhecer mais a fundo as áreas de atuação do biólogo ou da bióloga.

Por volta de 2010, o Conselho Federal de Biologia (CFBio) separou em três grupos as áreas de atuação de biólogos, as quais são apresentadas integralmente no site do CFBio. O primeiro é “Meio Ambiente e Biodiversidade”, com 46 subáreas de atuação, a maioria envolvendo trabalho em campo e englobando desde coletas, monitoramento, manejo e gestão, até educação ambiental e bioinformática. O segundo grupo é “Saúde” e contempla 25 subáreas que passam por análises clínicas de diversos materiais biológicos, biologia forense e saúde pública. O terceiro grupo é “Biotecnologia e Produção”, e engloba atividades que trabalham em produzir e melhorar materiais biológicos; por exemplo, o controle da qualidade da água e outros elementos na produção industrial de bebidas, o melhoramento genético de organismos para beneficiar o ser humano e a bioética, que regula e rege as possibilidades de manuseio e transformação de organismos e materiais biológicos.

No geral, Ciências Biológicas é uma área muito ampla e repleta de possibilidades de atuação e aprendizagem. Se você se interessou e gostou de algum desses ramos profissionais que citamos no texto, pode ter certeza que achou a resposta de por que estudar Ciências Biológicas!



Artes: Natália Lavínia A. de Souza. Texto: Laura Barbon de Abreu.


Pesquisa: Aline Freiria dos Reis; Texto Instagram: Aline Freiria dos Reis.

Wellington Santos.


REFERÊNCIAS


O curso de Ciências Biológicas e o Mercado de Trabalho. Disponível em: <https://www.unicesumar.edu.br/blog/ciencias-biologicas/>. Acesso em: 13/07/2021


O que faz um profissional formado em Ciências Biológicas. Disponível em: <https://www.unibh.br/blog/o-que-faz-um-profissional-formado-em-ciencias-biologicas/#>. Acesso em: 13/07/2021


Áreas de Atuação. Disponível em: <https://cfbio.gov.br/areas-de-atuacao/> Acesso em: 13/07/2021



18 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo