Buscar

Surto, endemia, epidemia ou pandemia? O mundo micro e sua força.


Quando falamos em mundo micro, a primeira coisa que nos vem à mente são os vírus e as bactérias e o quão benéficas ou prejudiciais, são essas formas de vida. Hoje muito se fala sobre enfermidades, causas, prevenções, curas… Sobre esses microrganismos provocarem doenças nos seres humanos. Mas pouco se fala sobre a diferença de nível dessas enfermidades.

Você sabia que os termos surto, endemia, epidemia ou pandemia, não retratam a mesma coisa? Quer dizer, eles retratam sobre as enfermidades, mas os níveis de abrangência são diferentes.

Quando falamos de surto, estamos tratando de algo mais local, um bairro onde os casos de dengue têm aumentado exponencialmente, por exemplo. Aqui no Brasil, é algo comum termos surtos ao longo do ano. Segundo o Boletim Epidemiológico 32, da Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, durante o período de janeiro de 2016 a dezembro de 2019, tivemos no total 626 casos de surtos por ano, pasmem todos relacionados com doenças transmitidas por água ou alimentos, uma média de 52,17 casos por mês.

endemia, não é uma questão quantitativa, não importa quantas pessoas sofrem com a enfermidade. Neste caso, tem maior relação com a recorrência da doença em determinada região. Um exemplo de endemia, é a febre amarela, que é uma doença endêmica da região Norte do Brasil.

Se o surto é quantitativo e a endemia não, será que a epidemia é uma mistura dos dois? Podemos dizer que sim. A epidemia pode ser encontrada em três níveis, municipal, estadual e nacional. Quando falamos de epidemia a nível municipal, quer dizer que vários bairros se encontram com o mesmo surto. Estadual, é relacionado a várias cidades com a mesma enfermidade. E epidemia a nível nacional, é quando vários estados ou regiões estão sofrendo com os mesmos surtos, um exemplo foi a epidemia de meningite em 1974, aqui no Brasil.

Mas e a pandemia? Algo que tem se tornado tão comum nos nossos dias. Qual será a diferença dela, para as demais? Chamamos de Pandemia quando essa enfermidade chega a nível global, se disseminando por outros países ou continentes. Afetando um número exorbitante de pessoas, como tem sido com a Covid-19 desde dezembro de 2019. Mas e quem define se é pandemia ou não? Esse termo, quem costuma “bater o martelo” e taxar o nível da doença, é a OMS (Organização Mundial da Saúde).

É importante lembrar que apesar de tudo, os microrganismos são considerados os ancestrais de todas as formas de vida. E quando relacionamos esses seres ao surgimento de doenças, é crescente o surgimento de linhagens e cepas de vírus e bactérias. Sendo necessário o investimento em desenvolvimento de vacinas, mantendo a cultura de imunização e de saúde pública no Brasil, instaurado durante a Revolta da Vacina, no século XX.


Resumo:


Artes: Natália Lavínia A. de Souza; Texto: Natália Lavínia A. de Souza;

Pesquisa: Raphael Martins; Texto Instagram: Aline Freiria dos Reis.


Referências:


Entenda o que é uma pandemia e as diferenças entre surto epidemia e endemia. Butantan.

https://butantan.gov.br/covid/butantan-tira-duvida/tira-duvida-noticias/entenda-o-que-e-uma-pandemia-e-as-diferencas-entre-surto-epidemia-e-endemia#:~:text=Uma%20 pandemia%20pode%20come%C3%A7ar%20como,de%20carros%20de%20uma%20 doen%C3%A7a.


ANDRADE, C. D. R.; LOPES, G. A. H. BRASIL REPÚBLICA: UMA HISTÓRIA DE SURTOS, PANDEMIAS E EPIDEMIAS. Boletim de Conjuntura (BOCA), Boa Vista, v. 5, n. 14, p. 70–92, 2021. DOI: 10.5281/zenodo.4513763 . Disponível em: https://revista.ioles.com.br/boca/index.php/revista/article/view/242. Acesso em: 31 jan. 2022.


OMS declara pandemia de coronavírus: O que isso significa?

https://www.sbmfc.org.br/noticias/oms-declara-pandemia-de-coronavirus-o-que-isso-significa/


Ao ano, Brasil tem mais de 600 surtos de doenças transmitidas por água e comida

https://socgastro.org.br/novo/2020/08/ao-ano-brasil-tem-mais-de-600-surtos-de-doencas-transmitidas-por-agua-e-comida/


Livro: Ciências Biológicas - Desvendando o Mundo Invisível da Microbiologia - 2015, cap 1. História da microbiologia e Classificação dos microorganismos.



22 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo